segunda-feira, 30 de junho de 2008

Brasileiros já compram mais computadores do que televisores

Monitor Mercantil

Pela primeira vez, o número de usuários de Internet no país ultrapassou a barreira dos 40 milhões. Segundo estudo do Ibope NetRatings, havia 41,565 milhões de internautas no fim do primeiro trimestre deste ano. O total corresponde a maiores de 16 anos que acessam a rede em qualquer ambiente, o que inclui a residência, escola, trabalho, lan houses e outros. Trata-se do maior número desde setembro de 2000, quando a empresa iniciou as medições no país.


"O grande novo entrante é a classe C", afirmou Alexandre Magalhães, gerente de análise do Ibope NetRatings. A redução de impostos, a ampliação do financiamento e a queda do dólar têm permitido o acesso de consumidores de renda mais baixa ao computador. No ano passado, foram vendidos 10,5 milhões de computadores no país. Pela primeira vez, as pessoas compraram mais computadores do que televisores. "As pessoas compram computadores porque acreditam que isso vai melhorar a vida dos filhos", disse Magalhães.


O Ibope NetRatings apontou que, em maio, 35,5 milhões de brasileiros tinham acesso em casa. Desse total, 23,1 milhões eram internautas ativos. Ou seja, acessaram a rede pelo menos uma vez no mês. O número de internautas ativos cresceu 29% em relação ao mesmo mês de 2007.


Tempo de navegação


O tempo médio que o internauta brasileiro passa na Internet aumentou uma hora e um minuto em relação a abril, chegando a 23 horas e 48 minutos por mês. O brasileiro continua sendo o que passa mais tempo na Internet entre os dez países onde é feita a pesquisa da NetRatings. O Japão está em segundo lugar da lista, com 21 horas e 34 minutos, seguido da França (20 horas e 23 minutos) e dos Estados Unidos (19 horas e 46 minutos).

Do total de usuários ativos, 81,5% têm acesso de banda larga. "A classe C já está indo direto para a banda larga", explicou o gerente do Ibope NetRatings. Em medições anteriores, era mais comum que o internauta com renda mais baixa começasse a usar a Internet discada e, com o tempo, contratasse o acesso rápido. "A banda larga faz muito mais sentido até do ponto de vista financeiro."


O total de internautas no Brasil aumentou 4,2% no trimestre e 25,4% em um ano. No primeiro trimestre de 2007, havia 33,1 milhões de usuários da rede mundial no país. No primeiro trimestre desde ano, havia cerca de 65 milhões de pessoas no país com mais de 16 anos e telefone fixo residencial, grupo alvo da pesquisa. Do total, 64% acessavam a rede mundial, 47,4% tinham acesso em casa, 41,2% em outros locais (como lan houses e escolas) e 22,5% no trabalho.

Os percentuais somam mais de 100% porque uma pessoa pode acessar a rede de mais de uma maneira. "Em nove dos dez países que acompanhamos o acesso em lugares públicos está quase empatado com o residencial", disse Magalhães.

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