sábado, 28 de junho de 2008

Pesquisa conclui: nos EUA, comprador da Internet é mais verde

Por Redação Akatu

Enquete realizada com os internautas norte-americanos avaliou que clientes de sites de e-commerce têm grandes preocupações ambientais.

Não se sabe se fora do mundo virtual ele é efetivamente um consumidor mais consciente, mas o que se acaba de descobrir é que 83% dos compradores on-line estão muito propensos a escolher produtos que respeitem mais o meio ambiente, em suas compras pela internet. A boa notícia vem dos Estados Unidos, por meio de uma recente pesquisa feita pela Performics DoubleClick, uma empresa estadunidense de marketing na Internet. Segundo o levantamento, não só os internautas estão mais propensos, senão quase a metade (49%) deles procura ativamente por uma alternativa ambientalmente mais correta para suas compras on-line. Isso inclui também a disposição de pagar, no mínimo, 5% a mais por isso. A pesquisa foi divulgada no mês passado e se baseou em consulta a mil compradores on-line nos Estados Unidos. A Performics DoubleClick espera que o resultado da pesquisa sirva como estímulo para que as empresas da web invistam mais em sustentabilidade e se lembrem de apresentar seus atributos verdes nas próximas campanhas publicitárias.

No Brasil, ainda não foram mapeadas as preferências ambientais do comprador on-line, apesar desse grupo não parar de crescer. O aumento se deve à expansão do acesso à Internet, bem como a atratividade exercida no internauta pela comodidade, agilidade e economia representadas pelo e-commerce. De acordo com levantamento da e-bit, site de informações sobre comércio eletrônico, patrocinador institucional do Akatu, só no primeiro trimestre de 2008, o comércio eletrônico brasileiro obteve um faturamento de R$ 1,84 bilhão, que representou um crescimento de 49% nas vendas em relação ao ano passado.

Existem hoje, no Brasil, um pouco mais de 10 milhões de pessoas que já fizeram compras pela internet. Esses números ainda são muito distantes do que ocorre nos Estados Unidos, onde mais de 100 milhões de pessoas compram regularmente pelo canal. Segundo Gastão Matos – consultor da camara-e.net para Comitê de Varejo on Line – o comércio eletrônico brasileiro deverá ter a movimentação recorde de R$ 10 bilhões em 2008, enquanto nos Estados Unidos, a movimentação do canal no mesmo período, deve chegar a US$ 200 bilhões. Por outro lado, o Brasil está crescendo à expressiva taxa de 50% ao ano, enquanto nos Estados Unidos, as taxas de crescimento estão entre 10 e 15% ao ano.

(Envolverde/Instituto Akatu)

Nenhum comentário: