terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Caem os investimentos em mídia do Governo Federal em 2007

A Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informa o total de investimentos em mídia do Sistema de Comunicação Social (Sicom) do Governo Federal, que engloba a Secom, empresas estatais e organismos da Administração Direta.
O total do investimento em 2007 foi de R$ 908,1 milhões, com uma queda de 18,5% real (já descontada a inflação) em relação aos R$ 1.114,8 milhões realizados em 2006. A redução se explica porque o Congresso determinou um corte das verbas publicitárias do Governo Federal, que em 2007 deveriam ficar restritas a 90% do valor aplicado em 2006. Além disso, diversos componentes do Sicom estavam sem agência de publicidade e deixaram de investir em mídia em 2007, como foi o caso dos Correios, da Eletrobrás e do Ministério dos Transportes. Os investimentos das empresas estatais que concorrem no mercado representaram 72,2% do total das verbas de mídia do Governo Federal, com um investimento de R$ 656,2 milhões em 2007 e uma diminuição real em comparação com o valor aplicado em 2006.
O investimento total em televisão foi de R$ 573,6 milhões em 2007, com uma queda de 16% em comparação com o ano anterior. No entanto, a participação da televisão (share) no total dos investimentos em mídia do Governo Federal passou de 61,3% em 2006 para 63,2% em 2007, pois diversas empresas estatais concentraram maior verba neste meio, por exemplo em patrocínio de eventos como os Jogos Pan Americanos.
No caso do meio jornal, o volume de verbas em 2007 foi de R$ 101,2 milhões, com queda de 7% comparado com 2006, mas o share deste meio cresceu de 9,8% em 2006 para 11,1% em 2007. Em linha com a política da Secom, que incentiva a regionalização da comunicação e a diversificação e distribuição mais eqüitativa das verbas, o número de veículos que receberam publicidade de órgãos do Sicom, comparando os quadriênios 2000/2003 e 2004/2007, cresceu cerca de 63%, passando de 3.703 para 6.031 veículos.
O investimento em rádio caiu em valor e em share de 2006 para 2007, como é possível verificar no quadro abaixo, devido ao fato de diversas estatais terem concentrado mais verbas em televisão, em função da compra de pacotes para a transmissão de eventos dos Jogos Pan Americanos.
Todos os números aqui apresentados foram fornecidos pelo Instituto para Acompanhamento da Publicidade (IAP), a partir dos pedidos de inserção fornecidos pelas agências de publicidade. A Secom divulgará no segundo semestre deste ano os investimentos em publicidade do Governo Federal realizados na primeira metade de 2008, para cumprir a política de transparência e prestar contas à sociedade.

Brasília, 03 de junho de 2008

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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