terça-feira, 4 de março de 2008

Envolverde no JB Ecológico


Caros, há dias está sobre minha mesa a edição de fevereiro do JB Ecológico. Uma com a belíssima capa dos corpos nús banhados em sangue (artificial) em protesto contra o abate de animais e, de quebra, contra a pecuária brasileira que avança sobre a Amazônia.

Hoje pela manhã finalmente peguei o exemplar para ler. O primeiro momento de emocionante leitura vem com o editorial assinado pelo Hiram Firmino, um homem especial que a vida me concedeu o privilégio de ser amigo. Nas páginas seguintes a competente equipe do Ecológico construiu uma das bem elaboradas argumentações jornalísticas sobre a exploração da Amazônia pela pecuária e mineração. Não o discurso xiita, mas a arguição dos temas dentro do bom exercício do jornalismo. Nas oito páginas seguintes ví com emoção a apresentação do trabalho BenchMais - Benchmarking Ambiental Brasileiro (realizado pela Envolverde, Mais Projetos e Ruschel & Associados) ser mostrada em oito generosas páginas, juntamente com um artigo assinado por mim sobre as Empresas e o Processo Civilizatório. A revista segue ainda como matérias importantes, como o depoimento do eterno Beatle Paul MacCartney, resgate de falas de Chico Mendes e uma bela matéria sobre o livro O Brasil da Águas, dos seres humanos especiais Gerard e Margi Moss, que com seu espírito de aventura e seu pequeno avião nos mostra um Brasil que nunca havia sido visto antes.

À equipe do Ecológico meu muito obrigado, não por publicarem meu artigo, mas por exercerem o jornalismo ambiental com esta dignidade e competência.

Leia o JB Ecológico

Dal Marcondes

Nenhum comentário: